31 de março de 2010

JUSTIÇA OBRIGA PROVIDER A PAGAR INDENIZAÇÃO AOS GREVISTAS!


“A decisão proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho fixa o valor das indenizações em R$ 10 mil”

Em resposta à greve organizada pelo Sintelmarketing em 2009, a Provider decidiu, arbitrariamente, demitir por justa causa os participantes mais ativos do movimento grevista! Acionada pelo Sindicato, a 3º Vara do Trabalho de Caruaru decidiu que não havia motivos para demissão por justa causa e obrigou a Provider a pagar as verbas rescisórias dos seus funcionários. Em resposta ao pedido de danos morais feito pelo Sintelmarketing, os Desembargadores da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região decidiram, por unanimidade, “deferir indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada um dos autores”. A decisão foi publicada no Diário da Justiça no dia 30 de março de 2010.

Além da dispensa equivocada dos funcionários, com base nas denúncias apontadas pelo Sindicato, o Tribunal concluiu ainda que “os empregados da recorrente eram restringidos pelo empregador no direito ao uso do banheiro, para satisfação de necessidades fisiológicas. Evidenciado que os trabalhadores eram acompanhados por um supervisor a mando do empregador, com o intuito claro de limitar o tempo de uso do banheiro” e que “deixou transparecer a existência de fiscalização por parte da empresa do tempo de utilização do banheiro de seus empregados (monitoramento das necessidades fisiológicas) e suas conseqüências no âmbito profissional, em evidente afronta ao direito à intimidade e à proteção à saúde do trabalhador”.

A decisão do Tribunal deixa claro que a empresa não pode impedir o exercício do direito de greve: “as rupturas contratuais por justa causa ocorreram unicamente com o intuito de retaliar os empregados participantes do movimento paredista. Essa conduta, aferida indubitavelmente do conjunto probatório, importa em ato ilícito do empregador, passível de responsabilização civil, de modo a prevenir obstaculação ao direito constitucional de greve (artigo 9º, caput, da Carta Magna)”.

A lição que tiramos dessa importante vitória é que só conquista quem luta. Por isso, junte-se a nós, filie-se ao Sintelmarketing e vamos lutar pelos nossos direitos!

Thiago Santos
Presidente do Sintelmarketing/PE

23 de março de 2010

PROVIDER SOFRE MAIS UMA DERROTA NA JUSTIÇA: Diretora do Sintelmarketing será reintegrada!



De acordo com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região publicada no dia 23 de março de 2010, a Provider Soluções Tecnológicas deverá reintegrar a diretora do Sintelmarketing, Rogéria Simone, demitida arbitrariamente pela empresa.

Segundo a Desembargadora Relatora Josélia Morais, “a demandante é detentora de estabilidade sindical”. Com base no relatório da Desembargadora, a Segunda Turma do Tribunal regional do Trabalho da 6º Região decidiu “determinar a imediata reintegração da mesma ao seu emprego, restabelecendo a tutela antecipada, que havia sido deferida pelo Juízo de Origem”.

Rogéria foi eleita diretora do Sintelmarketing na Assembléia de fundação, em março de 2009. Temendo pela intensa mobilização da diretoria do Sintelmarketing dentro da empresa, os patrões decidiram demitir os diretores do sindicato, começando por Rogéria.

Obtivemos uma primeira vitória com uma “antecipação de tutela” em primeira instância, a Provider recorreu e sofreu uma nova derrota no Tribunal.

Os Desembargadores restabeleceram a tutela antecipada, o que significa, além da reintegração imediata ao emprego, o pagamento dos salários no período em que a diretora do sindicato esteve afastada e uma multa diária no valor de R$ 500 em caso de descumprimento.

Agora os funcionários da Provider em Caruaru podem contar com a presença ainda mais próxima do Sintelmarketing para conhecer os problemas e organizar as lutas em defesa dos nossos direitos.

Viva a luta dos Trabalhadores!
Seja bem vinda companheira Rogéria!

22 de março de 2010

TELEMARKETING É RECORDE EM DOENÇAS OCUPACIONAIS


A função de operador de telemarketing é exercida utilizando como ferramenta de trabalho o headdset e o computador, no qual registra e cadastra todo o seu trabalho.
Essa configuração, aliada à organização estrutural e funcional do trabalho, faz com que a categoria esteja exposta a LER/DORT, disfonias ocupacionais, transtornos mentais e PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído), além de fadiga relacionada aos movimentos musculares, ao esforço postural, visual e da alta estimulação da atividade mental e emocional.

Os operadores vêm adquirindo doenças que envolvem o sistema osteomuscular, as funções vocais e auditivas, além de problemas que afetam a sua saúde mental.

1- Análise de Riscos: Riscos Físicos e Riscos Emocionais

Riscos Físicos: Distúrbios osteomusculares, fadiga visual e auditiva.

- Distúrbios osteomusculares aparecem por posturas incorretas, exigência de posturas estáticas prolongadas, proibição de saída do posto de trabalho, digitação repetida, mobiliário desconfortável, posto de trabalho em condições inadequadas (posição e tamanho dos equipamentos, iluminação e temperatura , etc).

O punho, a mão, a coluna lombar e os membros inferiores são atingidos, geralmente, por tendinites, sinovites, hérnias de disco e edemas. A sensibilidade visual é afetada e a fadiga visual é acentuada dependendo do tipo de tela e da iluminação do posto de trabalho.

Sintomas: Os operadores de telemarketing apresentam dores nos dedos, formigamento, perda de força motora, redução dos movimentos, dores nos ombros, dores nas costas, inchaços, formigamento das pernas, dos pés, inchaços dos membros inferiores, fadiga visual, perda auditiva, labirintite e, ainda, após longos períodos, acúmulo de gordura no abdômen.

Prevenção: A prevenção vem, primeiramente, através de equipamentos ergonômicos individualizados, cadeiras ergonômicas, suportes para punhos, braços e antebraços, descanso para os pés, instalação e altura correta do monitor, zona confortável de trabalho, iluminação e temperatura ideal do posto de trabalho, hidratação, alongamentos e CONSCIENTIZAÇÃO de cada um desses riscos.

Todos os trabalhadores devem receber capacitação que proporcione conhecer as formas de adoecimento relacionadas à sua atividade, suas causas, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção. A capacitação deve envolver, também, obrigatoriamente os trabalhadores temporários.


Riscos Emocionais: Distúrbios emocionais estão relacionados a gestões organizacionais e psicossociais da política administrativa da empresa.

A intensidade das sobrecargas emocional e mental estão relacionadas à organização de volume escalonado de trabalho, à carga cognitiva, ao ritmo exigido pelas tarefas prescritas, ao nível de participação pessoal, ao planejamento laboral e mais, a forte pressão por produtividade através de metas de vendas e obtenção de resultados.

Sintomas: Os operadores de telemarketing em desconforto emocional apresentam ansiedade e insegurança, sendo elevado o número de estresse, síndrome do pânico, depressão, e doenças de base emocional como alergias, gripes, dores de estômago, dores de cabeça, irritabilidade, anemias e, até fibromilagias.

Prevenção: A prevenção para os riscos emocionais vem aliada à prevenção dos riscos físicos porém com ênfase na participação comunitária, a humanização do serviços e, sempre, complementada pela CONSCIENTIZAÇÃO (*) dos riscos inerentes à atividade.

Extraído de: http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?cod=1847&idi=1&moe=74&id=10003

O QUE É A CIPA E COMO ORGANIZAR




A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é composta de representantes dos trabalhadores e dos patrões. Os representantes dos trabalhadores são eleitos pelo voto direto e secreto; e, os representantes dos empregadores são indicados. Seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

As tarefas da CIPA vão desde identificar e elaborar um mapa dos riscos de acidentes; elaborar plano de prevenção e solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; verificar os ambientes e condições de trabalho; avaliar o cumprimento das metas e discutir as situações de risco; até solicitar a paralisação de máquina ou setor que ofereça risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores!

Todas as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas e outras instituições que admitam trabalhadores como empregados devem constituir CIPA, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5).

O empregador deve convocar as eleições para escolha dos representantes dos trabalhadores e comunicar o início do processo eleitoral ao sindicato da categoria profissional. O Presidente e o Vice Presidente da CIPA é que constituirão entre os demais membros, a Comissão Eleitoral. Onde não houver CIPA, a Comissão Eleitoral será constituída pela empresa.

A eleição deve ser convocada por edital, em locais de fácil acesso e visualização, no prazo mínimo de 45 (quarenta e cinco) dias antes do término do mandato. A inscrição e eleição é individual e o período mínimo para inscrição será de quinze dias.

A eleição deve ocorrer em dia normal de trabalho, em horário que possibilite a participação da maioria dos empregados. É necessário que participem da votação, pelo menos, metade dos empregados. Se isso não ocorrer, não haverá apuração e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação no prazo máximo de dez dias.

O mandato dos membros eleitos da CIPA é de um ano. E, para que o cipeiro possa desempenhar o seu trabalho sem temer perseguições, durante o periodo da inscrição de chapa, no decorrer do mandato (caso seja eleito) e um ano após o fim do seu mandato, ele terá estabilidade, não podendo ser demitido sem justa causa.

O patrão deverá indicar, entre seus representantes, o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão o vice-presidente. Depois da posse, a CIPA não poderá ter seu número de representantes reduzido e não poderá ser desativada pelo empregador antes do término do mandato de seus membros, mesmo que ocorra redução do número de empregados da empresa.

O cipero poderá concorrer a re-eleição e caso seja re-eleito só poderá repetir o mandato uma vez, ficando inelegível pelo período de um ano. Os cipeiros devem divulgar as Normas Regulamentadoras e as cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde.

O patrão deve proporcionar aos membros da CIPA os meios necessários ao desempenho de suas atribuições, garantindo o tempo para a realização das suas tarefas como Cipeiro, uma sala para a CIPA e os materiais necessários para o seu trabalho.

As reuniões serão mensais, realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado. Quando houver denúncia de situação de risco grave; quando ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; ou caso solicite uma das representações, poderão ocorrer reuniões extraordinárias.

O treinamento dos membros da CIPA deve ocorrer antes da posse, com uma carga horária de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas por dia durante o expediente normal da empresa. Caso seja o primeiro mandato, o treinamento deve ser realizado no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da posse.

O Cipeiro cumpre um importante papel na defesa da saúde, da segurança e do nosso direito à condições adequadas de trabalho. Por isso, defenda a criação da CIPA no seu local de trabalho, participe das eleições e vamos junto com o Sintelmarketing e o Movimento Luta de Classes defender o que é nosso!

19 de março de 2010

PROVIDER OFERECE TRANSPORTE DE PÉSSIMA QUALIDADE!


Os patrões de telemarketing têm comemorado o crescimento dos lucros na região nordeste, o segredo: "mão de obra mais barata e custo com transporte menor”, foi o que declarou o dono da datamétrica, empresa instalada na cidade do Recife.

A Provider, por exemplo, anunciou um crescimento de 15% para o primeiro semestre de 2010. E estão claros os motivos.

Atuando na capital pernambucana e em Caruaru, interior do estado, a Provider não se contenta com os contratos milionários e procura a todo custo aumentar os lucros. O resultado: além dos baixos salários e péssimas condições de trabalho, a empresa se recusa a aumentar o número de instalações para sanitários no local de trabalho e o transporte é de péssima qualidade!

Diferente do que ocorre na capital, os funcionários da Provider em Caruaru são transportados em um ônibus da empresa. Consequencia disso, os trabalhadores têm que se submeter ao roteiro estabelecido, sendo tolhida sua liberdade de ir para o trabalho num linha de transporte urbano que tenha um ponto de ônibus perto de sua casa.

Apesar de ser descontado dos Operadores 6% no valor do salário, a condução é péssima e muitos funcionários fazem todo o percurso em pé, visto que não há ônibus suficiente para a quantidade de funcionários.

O Sintelmarketing já denunciou ao Ministério Público do Trabalho o abuso da Provider. Vamos continuar cobrando as providências e fazendo as denúncias.

Não fique só, fique sócio!

17 de março de 2010

CÂMARA DOS DEPUTADOS DISCUTE REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO EM TELEMARKETING


Desde de 2007 a Câmara dos Deputados discute a regulamentação da profissão de Operador de Telemarketing. De fato, os empresários não têm poupado a saúde dos trabalhadores, se importando apenas com o cumprimento das metas e com os seus lucros.
A regulamentação poderá melhorar as relações de trabalho entre os operadores e as empresas evitando condições abusivas de trabalho que prejudicam a saúde dos funcionários.
O Sintelmarketing defende a regulamentação da Profissão e convida todos os Trabalhadores da categoria em Pernambuco para nos unirmos no sindicato em defesa dos nossos direitos. Só com muita luta e mobilização vamos conquistar melhores salários e condições dignas de trabalho.

Assista ao vídeo exibido pela TV CÂMARA em 31 de novembro de 2007: http://www2.camara.gov.br/tv.

11 de março de 2010

MULHERES REPRESENTAM 76,8% DOS TRABALHADORES EM TELEMARKETING



As mulheres representam 76,8% dos operadores de telemarketing. Neste mês de março de 2010 em que comemoramos o centenério desta data comemorativa e de luta, reproduzimos o texto publicado no site do Movimento Luta de Classes (www.movimentolutadeclasses.org) em homenagem às mulheres trabalhadoras.

SÓ A LUTA PODE GARANTIR IGUALDADE NOS DIREITOS DAS MULHERES

O Dia Internacional das Mulheres é uma conquista da luta das mulheres e de toda a classe trabalhadora. Instituído em 1910, na Conferência Internacional das Mulheres Socialistas após proposta da líder comunista Clara Zetkin, relembra a data em que 129 operárias têxteis foram mortas em 1857, quando protestavam por melhores condições de trabalho e redução da jornada.

Mesmo com várias conquistas ao longo de tantos anos de lutas, várias dificuldades são presentes no dia-a-dia das trabalhadoras. Os casos de assédio moral, assédio sexual e violência doméstica demonstram a necessidade da união e organização das mulheres por seus direitos.

Não bastasse esses problemas, o peso do trabalho doméstico, recai sobre as mulheres que sofrem na pele com a dupla, e às vezes até tripla jornada de trabalho, aumentando a exploração da qual são vítimas.

Apenas com a participação ativa das mulheres poderemos pôr fim a esse quadro de exploração que as mulheres estão submetidas. Foi através de mobilizações e lutas que as mulheres conquistaram o direito ao voto, a licença-maternidade e a lei Maria da Penha, por exemplo. E o dia 8 de março representa a perseverança e a disposição das mulheres que não se curvam diante das injustiças e lutam por um mundo melhor.

O Movimento Luta de Classes vem saudar todas as companheiras trabalhadoras por esse dia, e convocá-las à luta para transformar a sociedade em que vivemos, pois só pondo fim a exploração que sofre a classe trabalhadora é que acabaremos de uma vez por todas com a discriminação sobre a mulher.

Viva o Centenário do dia das mulheres! Viva o 8 de março! Viva a luta das mulheres e da classe trabalhadora.

3 de março de 2010

SINTELMARKETING COMPLETA UM ANO DE LUTAS E CONQUISTAS!



No último dois de março, completamos um ano da fundação do nosso Sindicato! Ante as pressões pelo cumprimento de metas, excesso de atividades repetitivas e os baixos salários, essa data é muito importante para os operadores de telemarketing de Pernambuco.

Em pouco tempo de existência, nosso sindicato demonstrou para que veio: com apenas quatro meses da fundação, realizamos uma greve na cidade de Caruaru-PE contra as péssimas condições de trabalho e por aumento de salário.

Em abril de 2009, estivemos presentes ao I Encontro Nacional do Movimento Luta de Classes, na cidade de Fortaleza-CE, representando os trabalhadores pernambucanos.

Em outubro do mesmo ano, realizamos junto com outros sindicatos do estado, o I Congresso Estadual do Movimento Luta de Classes, na cidade de Caruaru-PE, onde foi debatido sobre os direitos dos trabalhadores e sobre o Socialismo. Desde então, temos nos empenhado em organizar a delegação pernambucana ao Congresso Nacional do MLC no Rio de Janeiro.

Comparecendo às portas das empresas para denunciar os abusos e esclarecer sobre os direitos dos trabalhadores, logo os patrões se sentiram incomodados com a nossa presença. Não se cansam de mentir para seus funcionários, tentando arranjar outro sindicato para representar a categoria. Até fundar um sindicato fantoche os donos das empresas fizeram para tentar enganar os trabalhadores.

Mas, a categoria já escolheu o Sintelmarketing. Nosso Sindicato obteve importantes vitórias contra os patrões, a exemplo das ações ganhas na justiça do trabalho em relação à Greve da Provider de Caruaru. Até o Congresso Nacional já conhecem nossa disposição de luta, graças ao pronunciamento feito pelo Deputado Federal Paulo Rubem Santiago denunciando o abuso dos patrões e a truculência da Polícia Militar no período da Greve.

Estamos certos que muito mais há por fazer até conquistarmos condições de trabalho e salário dignos do trabalho que realizamos. Mas, não existe outra forma de conseguir isso senão pela união dos trabalhadores no Sindicato.
Unidos somos mais fortes! Viva o 1º aniversário do Sintelmarketing.

TELEMARKETING EM PERNAMBUCO: PIOR SALÁRIO DO PAÍS!

Mão de obra mais barata assegura crescimento maior que a
média nacional. Faturamento do setor é de R$ 6,6 bilhões!


Atuamos num setor do mercado de trabalho composto por 850 mil trabalhadores. Estima-se que em 2010 seremos 1 milhão e a taxa de crescimento é de 10% ao ano. Tendo 45% dos trabalhadores entre 18 e 24 anos, o setor de telemarketing é considerado a principal porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho.
A expectativa para 2010 é de que sejam criados mais de 100 mil novos postos de trabalho em todo o país. Apenas duas empresas em Pernambuco serão responsáveis pela criação de 1,1 mil novas vagas.

Segundo Aloísio Acioli, diretor de Call Center da Provider, “Só com o número de propostas que recebemos esse mês, já temos garantido um crescimento de 15% para o primeiro trimestre”. Segundo o proprietário da Datamétrica, Alexandre Rands: “Vamos crescer entre 40% e 50%” (Diário de Pernambuco, 23/01/2010). A Contax, que já emprega mais de 7 mil funcionários, irá inaugurar um novo centro de operações no mês de março, no Bairro de Santo Amaro, no Recife, com capacidade para 15 mil postos de trabalho (JC, 28/02/2010).

O motivo de tão acelerado crescimento, o Sr. Alexandre Rands revelou em entrevista publicada no Jornal do Commercio: “o Nordeste ainda não é o grande centro de call centers, mas a tendência é haver uma migração. A região está ganhando competitividade, por ter uma mão de obra mais barata e custo com transporte menor”.

Ocorre que a remuneração média de um operador de telemarketing no estado de São Paulo é de R$ 750. A média nacional é de R$ 650 e em Pernambuco paga-se, em média, R$ 510.
Os baixos salários e as pressões sofridas pelos operadores para atingir os objetivos comerciais das empresas foram responsáveis pelo faturamento de R$ 6,6 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). Mas não é só isso. Estudo da Fundacentro revela que as condições de trabalho a que estão submetidos os operadores de telemarketing comprometem o desenvolvimento da inteligência, da emoção, da sociabilidade e pode até causar impactos psicológicos (Revista Trabalho, nº 4).

De fato, como afirmou a revista Carta Capital “os operadores de telemarketing são considerados os metalúrgicos dos dias atuais. A função surgiu como fruto das novas relações de trabalho e do avanço tecnológico, mas carrega problemas parecidos aos das antigas linhas de produção industriais” (Carta Capital, 13/11/2009).

Portanto, cabe a nós repetirmos as demonstrações de força dos metalúrgicos da década de 80 para conquistarmos melhores salários e melhores condições de trabalho. Somente unidos no nosso sindicato teremos força para derrotar a ganância dos donos das empresas.
Filie-se ao Sintelmarketing-PE. Não fique só, fique sócio!